Quinta, 7 de Dezembro, 2023
Nesta quinta-feira, dia 7 de Dezembro, a Rádio Costa Sul FM recebeu um vídeo de um morador de Ouricana, zona rural de Canavieiras, que expõe uma situação de insalubridade dentro do reservatório de água que abastece a comunidade, localizada a 19 km da sede do município. Segundo os denunciantes, a caixa d'água não passa por limpeza de manutenção há bastante tempo, e nos últimos dias, a água começou a apresentar mau cheiro, levando-os a abrir o reservatório para investigar a razão do problema.
''Abrimos a tampa do tanque e, para nossa surpresa, vimos vários morcegos, alguns vivos e outros mortos, sem falar das baratas; meu medo agora é de pegar alguma doença'' relatou uma moradora que preferiu o anonimato. A presença desses animais no reservatório é extremamente preocupante, pois todas as espécies de morcegos podem transmitir doenças para humano e outros animais.
As principais são de raiva, transmitida principalmente pela mordida de mamíferos infectados ou doentes, a histoplasmose, transmitida pela inalação de fungos presentes nas fezes de morcegos, especialmente em ambientes fechados. A raiva é uma doença letal e pode ser causada pela moderdura, arranhadura de qualquer espécie de morcego.
Já a histoplasmose é uma infecção fúngica sistêmica que pode variar desde uma infecção assintomática até a forma disseminada, podendo evoluir para óbito. Sintomas como febre, dificuldade para respirar, dor no peito e dificuldade ao engolir.
De acordo com informações do site doctoralia.com.br, caso qualquer cidadão tenha consumido ou utilizando água que se esteve em contato com morcegos, é aconselhado pela comunidade cientifica procurar imediatamente um clínico ou médico da sua cidade. Diante dessa situação grave, os moradores de Ouricana clamam por uma ação imediata das autoridades locais para a desinfecção e limpeza adequada do reservatório, a fim de evitar a propagação de doenças e preservar a saúde da comunidade. A população espera que medidas efetiva sejam tomadas para garantir o fornecimento seguro de água potável e a preservação de riscos à saúde pública.
(Costa Sul FM)

Nenhum comentário:
Postar um comentário