Ministro do STF manda soltar traficante Elias Maluco, condenado por matar Tim Lopes - tupi martim

JORNALISMO COM A FORÇA DA VERDADE

Notícias atualizadas

sábado, 3 de agosto de 2019

Ministro do STF manda soltar traficante Elias Maluco, condenado por matar Tim Lopes


Sábado, 03/08/2019 

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio decidiu nesta sexta-feira (2) conceder liberdade ao traficante Elias Pereira da Silva, conhecido como Elias Maluco. 

O homem foi condenado pelo assassinato do jornalista Tim Lopes em 2002 e estava em prisão preventiva. 

Ao julgar o caso, o ministro entendeu que Elias Maluco não pode ficar preso por tempo indeterminado e sem julgamento definitivo por essa acusação.   Pela decisão do ministro, o acusado deverá ser libertado, caso não esteja preso em função de outros mandados de prisão.  

A defesa e o STF não souberam informar se Elias será solto ou não. 

Além da condenação pela morte de Tim Lopes, consta contra Elias Maluco, segundo o site do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, uma condenação, em 2013, de 10 anos, sete meses e 15 dias de reclusão por lavagem de dinheiro. Pela morte de Tim Lopes, ele foi condenado, em 2005, a 28 anos e seis meses de prisão.  

De acordo com a Agência Brasil, o habeas corpus foi concedido em um processo que tramita na Justiça de São Gonçalo (RJ). Um mandado de prisão preventiva, em 2017, foi expedido contra o acusado pelo crime associação para o tráfico. 

"O paciente encontra-se preso, sem culpa formada, desde 7 de julho de 2017, ou seja, há 2 anos e 24 dias. Surge o excesso de prazo. Privar da liberdade, por tempo desproporcional, pessoa cuja responsabilidade penal não veio a ser declarada em definitivo viola o princípio da não culpabilidade”, decidiu o ministro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular

Pages